Os estudos e reflexões bem como o cotidiano escolar nos revela a importância dos meios tecnológicos para a construção de uma base de aprendizagem mais sólida e coerente para uma sociedade que disponta em segundos para novos conhecimentos. Percebemos que a tecnologia sempre fez parte da vida do ser humano. Mesmo quando era um primata construiu artefatos e se apropriou de técnicas para ajudá-lo em sua adaptação ao meio. Hoje vemos uma geração de pessoas que mergulham no mundo digital e dominam com muita facilidade as novas tecnologias, sobretudo quando nesse universo encontram-se os chamados " nativos digitais", para esse público o domínio homem-máquina é quase sem limites, aquilo que uma pessoa que não cresceu nessa era mas que ao contrário teve que se adaptar, os famosos "imigrantes digitais", realizam com um certo domínio ou ainda com pouca ou nenhuma habilidade, é moleza para jovens e crianças mergulhados a esse universo.
O desafio de trazer para dentro da escola, e seus diferentes espaços a utilização de formas mais efetivas e sistemáticas de mídias digitais tem sido cada vez maior. A introdução de editor de textos, com recursos da web 2.0 para ajudar alunos na construção de sua base alfabética ou ainda na produção textual são apenas algumas das possibilidades que se pensadas didaticamente poderão ajudar alunos a se tornarem leitores e escritores mais competentes. Bem como o uso de computadores, calculadoras, jogos e outros games poderão ajudá-los na construção de uma base para desenvolver seu raciocínio lógico-matemático. Mas há que se saber a dose certa para ajudar os alunos a pensar com o auxilio de quaisquer uma dessas ferramentas como também sem elas.
A competência didática e o compromisso político devem fazer parte das reflexões diárias do professor, bem como a independência desses recursos deve fazer parte da vida de cada ser humano para que ele também não se torne um escravo da tecnologia.
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